Meu amor Diego e meu amor Rubim,
Antes de mais quero dizer-vos que me enche de alegria ver que chegaram ao vosso 4º aniversário e são uns meninos saudáveis, cheios de energia, alegres, inteligentes e que espalham amor por onde passam.
Com o vosso nascimento conheci o verdadeiro amor incondicional e desmedido. Amo-vos tanto que até dói no peito por vezes.
Não vou dizer que estes 4 anos foram de sonho porque estaria a mentir. Foram 4 anos difíceis porque criar gémeos, principalmente nos primeiros anos de vida, é uma tarefa árdua e desgastante. Mas também foram 4 anos repletos de amor, alegria e afeto.
Vocês fizeram-me descobrir habilidades e forças inimagináveis.
Renunciei e renuncio algumas coisas, mas vale a pena para vos ver felizes e com os melhores cuidados possíveis.
Vejo-vos crescer de dia para dia e a um ritmo assustador.
O que mais tenho pena é de sentir que não desfrutei de vocês quando eram bebés como eu desejaria porque o ritmo era tão acelerado que eu e o vosso pai tínhamos como principal preocupação saciar-vos as primeiras necessidades.
Apesar disso, tivemos muitos momentos de brincadeira, alegria e afeto, mas desejava que tivessem havido mais. Vocês mereciam que tivessem havido mais, a mamã e o papá também. Mas desculpem-me meus filhos, não foi por falta de vontade, mas por não conseguirmos. Tentarei compensar-vos!
Assim como vocês crescem, cresce o meu amor por vocês, mais e mais…
O mais importante para mim é que estejam de saúde, saciados e felizes. Vocês são a minha prioridade, o resto é secundário.
Pergunto-me se estou a fazer um bom trabalho.
Procuro sempre ser melhor – fazer melhor é o maior desafio da minha vida. Por vezes sei que podia ser mais e melhor, mas acreditem que faço o melhor que posso e consigo para vos ver bem.
Dei-vos “asas” porque vos gerei, mas estou aqui para vos ensinar a voar, para vos amparar as quedas e serei sempre o “ninho” onde podem pousar.
Pulem, corram, sonhem, fantasiem, desenhem, pintem, cantem, dancem, gritem, brinquem! Brinquem muito, tenham uma infância cheia de brincadeiras e aventuras para sempre a recordarem.
Cresçam ao vosso ritmo, sem pressa em saltar nenhuma fase.
Falem, desabafem comigo ou com alguém de confiança. Tentarei dar-vos os melhores conselhos.
Não tenham medo de errar. Errar é humano e é através dos erros que aprendemos, melhoramos.
Sigam os vossos instintos, mas pensem duas vezes antes de agir.
Por vezes a vida é complicada. Ter duas escolhas, podermos seguir dois caminhos, entre tantas outras. A melhor decisão e resposta vocês encontrarão no vosso coração e na vossa cabeça. Espero conseguir dar-vos ferramentas suficientes para conseguirem escolher o melhor caminho.
Não tenham medo de arriscar, façam o que gostam, escolham o que gostam, descubram a vossa vocação e tenham a profissão dos vossos sonhos.
Experimentem, sempre aprendendo e de forma positiva, vivendo, ampliando os vossos limites, transformando o vosso mundo.
Não faz mal chorar, não tenham vergonha de chorar. Os seres humanos choram (homens e mulheres). Não se fechem em vocês próprios. Faz mal esconder o que sentimos.
Sorriam muito por favor.
Não posso impedir que tenham problemas, tristezas e deceções, mas desejo que saibam vencê-las para depois valorizarem os momentos bons.
Sejam responsáveis, pacientes, bondosos, generosos, sinceros, humildes. E não confundam humildade com sentimento de inferioridade ou submissão. Refiro-me à capacidade de reconhecerem os próprios erros, defeitos ou limitações.
Peçam desculpa se errarem – pedir desculpas e perdoar os outros, às vezes, é difícil, eu sei, mas a paz que vos trará valerá muito a pena.
Preservem os bons amigos, não se deixem levar pelos outros – pensem por vocês.
Se caírem, levantem-se e comecem de novo, façam as vossas escolhas e quando elas não forem bem feitas, sejam resilientes e aprendam com os vossos erros.
Vivam um grande amor, mas saibam que nenhum amor deverá valer mais do que o vosso amor próprio.
Confiem em vocês, não desistam. Sejam persistentes.
Façam por serem respeitados e não admitam faltas de respeito. Respeitem os outros.
Defendam aquilo que acreditam.
Aprendam a ouvir pontos de vista diferentes, mas tirem as vossas próprias ilações e tomem as vossas próprias decisões. Os nossos melhores conselheiros e juízes são o nosso coração e nossa cabeça.
Observem à vossa volta. Valorizem aquilo que têm.
Olhem para as pessoas sempre do mesmo modo, independentemente do sexo, raça, classe ou religião.
Não guardem rancor nem deixem nada por dizer – Atenção, sinceridade e frontalidade é diferente de arrogância e prepotência.
Orgulhem-se dos pequenos feitos que forem conquistando pelo vosso esforço.
Aproveitem a vida, aproveitem tudo o que a vida vos proporciona, mesmo as coisas que são (quase) um dado adquirido, as coisas simples, as coisas pequenas da vida.
Lembrem-se de, primeiro, amar a vocês mesmos.
Sejam amigos um do outro e apoiem-se sempre e por toda a vida.
Mantenham esse amor tão bonito, puro e sincero que vos une. Não deixem que nada, nem ninguém afete este sentimento e cumplicidade que vos une.
Sejam felizes acima de tudo!
Estarei aqui sempre por vocês e para vocês.
Mesmo quando não estiver fisicamente, estarei sempre presente sob forma de amor dentro de vós, do vosso coração. A mamã acompanhar-vos-á por toda a vida…nunca se esqueçam!
Com muito amor,
Mamã